Inativação do uso de inteligência na propriedade intelectual
Resumo
Recentemente os produtos Microsoft Office vem integrando o uso de inteligência artificial nas suas ferramentas, eu sou uma pessoa que apoia o uso de inteligência artificial para aumentar a velocidade de projetos onde você realmente precisaria cumprir, mas não considero o meu uso do Office isso, entendo que é um desperdicio de recursos e até gera um pouco de paranoia em o que esta ferramenta estaria aprendendo do meu trabalho intelectual.
Então comecei essa série para mostrar os mecanismos que estou descobrindo para agregar na privacidade da minha maquina e dos meus escritos, hoje será sobre o Word.
Copilot no Microsoft Word
Eu sou assinante do Office e tendo a utilizar bastando o Word como meu editor de texto principal para trabalhos acadêmicos, anotações técnicas e hobby literário. E também presenciei o aumento consideravel do preço da assinatura que a empresa justificou a implementação de IA na ferramenta TechTudo - Microsoft 365 tem aumento de 42%
O que acaba gerando essa experiência que você está vendo:

Um tanto estranho para o meu gosto, as vezes uma ferramenta é muito integrada, então meu objetivo vai ser remover esses rescursos que me causam essa preocupação como consumidor.
Então lendo a documentação da Microsoft sobre essas questões de privacidade, que pode ser encontrada em Copilot em aplicativos Microsoft 365 - Dados e Privacidade eu entendi um pouco mais a dinâmica dos dados e vou fazer o que eu vejo como um uso mais confortável do produto para o meu cotidiano.
Desabilitar os recursos de Copilot no Word
Quando clicar em “Arquivo” no lado inferior esquerdo vai ter duas opções que vão ser acessar. “Conta” e “Opções”.

Primeiro vamos em opções. E na opção do Copilot. Não há qualquer segredo nesse processo, só tem uma opção, se tiver marcada é só desmarcar.

Desativando já temos uma mudança na interface do word, o copilot vai ficar inativo e não será mais mostrado qualquer sugestão da execução dele.

Melhoria da privacidade
Agora é repetir o processo, “Arquivo” só que agora ao invés de “Opções”, vamos em “Conta”.
Vai ter a opção de privacidade da conta “Gerenciar configurações”

Nesta parte a ideia é desativar uma feature do word que analisa o conteúdo para algumas experiências do Office. Ao clicar vai ter uma série de opções e a que eu me refiro fica na sessão de “Experiências Conectadas”, e o item “Experiências que analisam seu conteúdo”, se estiver habilitado é só desativar.
O Word vai pedir para reniciar para realizar as mudanças.
Conclusão
E é isso que eu queria mostrar, é algo bem superficial que eu entendo mais como uma iniciativa do uso consciente dos meus dados, e o material servirá ao meu ver até como um registro histórico daqui para frente como a industria do software estará tratando a privacidade do usuário, pode ser que num futuro bem próximo as opções que eu mostrei estarão mais divididas ou menos dependendo das leis, cultura digital entre outras coisas.